Paróquia São Francisco de Assis

Em 1982, foi extinta a Paróquia N. Sra. das Graças do lata e foi criada a Paróquia de São Francisco de Assis em Vila Nova, sendo seu primeiro vigário, o Missionário Claretiano, da Catalunha, Pe. José Maria Collell.

Com a criação do Município, em 1988, a vila recebeu o nome de Nova Mamoré.

A Paróquia abrange realidades diversas como: núcleo urbano, reservas indígenas do Ribeirão e Lage, migrantes agricultores e vários garimpos ao longo do Rio Madeira.

Em 1986, o Pe. Pedro Jordá incentivou e coordenou as manifestações, com passeata e fechamento da BR 425, para que esta fosse asfaltada.

Os Missionários Claretianos, Pe. Pedro Jordá e Pe. Inácio Olivé, atendendo as comunidades do Projeto Sidney Girão, perceberam a importância de criar a “Associação Grama - Pe. Claret”, para melhor servir e organizar os agricultores das linhas situadas, às vezes, até 80 km. distantes da cidade.

Em 2.001, a Paróquia contava com 40 comunidades e 14.778 habitantes.