Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

A 18 de março de 1989, é fundada a Paróquia "Nossa Senhora do Perpétuo Socorro", em Nova Esperança, hoje Corumbiara, confiada à equipe missionária do Projeto "Igreja Irmãs" do Paraná.

O primeiro Pároco foi o Pe. Arlindo Tomazzi. Depois vieram o Pe. Toninho e o Pe. Genivaldo Ximendes. Após a saída do Pe. Genivaldo, a Paróquia ficou confiada à comunidade religiosa do Projeto Igrejas Irmãs (P.I.I.). da CNBB-Sul-II (Ir. Cleuza Michelotto, Ir. Fátima Cressoni e Ir. Olga Viana Borges).

A 9 de agosto de 1995, foi o terrível  massacre de colonos "sem terra" na fazenda Santa Elina, deixando um saldo de 10 lavradores e dois soldados mortos com inúmeros feridos e torturados!

Em março de 1997, fundação da Comunidade das Irmãs da Divina Providência com Irmã Odete Schmitt, Ir. Sílvia Barbosa, Ir. Margareth Frey e Ir. Nelsa Hackbarth para o CIMI-RO.

Em Julho de 1997, o Regional da CNBB-Sul I (S.Paulo), envia um novo pároco, o Pe. André Zammit.

Em 11 de Dezembro de 1999, assume o 1° Pároco do Clero Diocesano de Guajara-Mirim, Pe. José Elio Dukievicz. A Paróquia tem 37 comunidades e conta, em 2.001, com 10.459 habitantes.