Centro Despertar da Criança e do Adolescente

MISSÃO

Proporcionar um espaço de formação, visando o protagonismo de crianças, adolescentes e jovens, por meio de ações e medidas que promovam a cidadania, o profissionalismo, defesa da vida e da justiça.

O QUE É O CENTRO DESPERTAR?

É uma Entidade Social Civil de Utilidade Pública Federal pelo Ministério da Justiça, pertencente à Diocese de Guajará-Mirim/RO. Fundada em 01/02/1991, pelo Padre João Font, Missionário Claretiano da Catalunia, juntamente com um grupo da Pastoral da Juventude da Igreja Católica.

OBJETIVO

Oferecer às crianças, adolescentes e jovens economicamente carentes a oportunidade de aprender uma profissão para o seu futuro, mudar suas expectativas de trabalho. Nossa finalidade é complementar a educação recebida na escola, através de atividades sócio-educativas e profissionais para as crianças, adolescentes e jovens. Com a equipe de educadores e o apoio de parcerias reconhecidas a nível federal, objetivamos preparar os adolescentes e jovens para o mercado de trabalho e para a vida.

IMPORTÂNCIA DO CENTRO DESPERTAR PARA GUAJARÁ-MIRIM.

Tem uma importância fundamental, pois, atende diariamente às crianças pobres, de risco social, de famílias desestruturadas, com renda mensal abaixo de um salário mínimo, reconstruindo-os e inserindo-os na sociedade através do mercado de trabalho. As crianças e adolescentes de até 15 anos, estudam regularmente em colégios municipais e estaduais além de fazerem cursos artesanais aqui no Centro Despertar, os jovens acima de 16 anos, estudam em colégios estaduais e em turnos diferentes fazem cursos profissionalizantes aqui no Centro, além de trabalhar nas empresas locais, como menor aprendiz. O Centro profissionaliza adolescentes e jovens, bem como qualifica a comunidade em geral para desenvolver melhor suas atribuições funcionais. O Despertar acolhe também jovens e, adolescentes em conflito com a lei, dando-lhes a oportunidade de se reeducarem e construir uma nova história sociedade.

Diretora: Ir. Aparecida de Fátima Garcia