DNJs na Diocese de Guajará-Mirim

No dia 27 de outubro, em todo o Brasil ocorreram celebrações do Dia Nacional da Juventude (DNJ). Em comunhão, os grupos das várias expressões juvenis estiveram reunidos em suas Igrejas Particulares para refletir, rezar, confraternizar e celebrar.

Em comunhão com Campanha da Fraternidade 2019 o Dia Nacional da Juventude veio com o Tema: “Juventude e Políticas Públicas: uma história nos chama à civilização amor” e o Lema: “Eu vim para que todos tenham vida” (Jo 10,10),  com o objetivo de mostrar de forma panorâmica o conceito de políticas públicas para a juventude, estabelecendo um relação com a identidade histórica dos DNJ’s e a Palavra de Deus, na promoção da vida humana; motivar as juventudes a viverem com fidelidade a sua vocação de discípulo missionário de Jesus Cristo e cultivar um coração solidário no ministério da cidadania para que todos tenham o direito a vida; despertar na juventude o ardor missionário, alicerçado no Evangelho de Jesus Cristo libertador, tendo em vista uma efetiva construção da civilização do amor, da justiça, da paz e da igualdade de direitos.

A Diocese de Guajará-Mirim não poderia ter sido diferente; devido a sua extensão territorial ela é dividida em três regiões pastorais: Sede, Centro e Sul para facilitar a articulação pastoral de ambas. Tendo isso em vista cada região tem uma característica diferente, nosso bispo Dom Benedito Araújo costuma dizer que: "somos como três dioceses em uma só, cada uma com uma realidade específica" então cada uma se organizou de uma forma para a realização do Dia Nacional da Juventude - DNJ 2019. A Região Sede costuma celebrar o DNJ com a juventude das quatro paróquias que compõe a região pastoral e esse ano não foi diferente, celebraram na Paróquia Nossa Senhora de Fátima no Distrito de Nova Dimensão. A Região Centro por sua vez revesa um ano celebram a nível paroquial e um ano a nível região e esse ano celebraram a nível paroquial; então as cinco paróquias (São Miguel Arcanjo, Seringueiras, São Francisco do Guaporé, São Domingos Gusmão e Divino Espírito Santo) festejaram o DNJ cada uma em uma comunidade da paróquia. E a Região Sul também esse ano optou por celebrar a nível região reunindo as quatro paróquias na Cidade de Colorado do Oeste na Paróquia Nossa Senhora Aparecida.

Ambas as Regiões Pastorais celebraram o DNJ com muita alegria, com músicas, dinâmicas, coreografias, caminhadas e é claro com muita oração. E assim a Diocese de Guajará-Mirim caminha. Diante de tudo isso concluo com uma frase de Dom Geraldo Verdier escrita em seu livro "Paixão pela Amazônia":

"Assim tentamos construir um verdadeiro espírito de família diocesana..."

Dom Geraldo Verdier (2012, pág 95)

Secretaria Executiva de Pastoral

Adriel Montessi