5ª ASSEMBLEIA DIOCESANA DE CATEQUESE

Paróquia Cristo Rei - Seringueiras/RO, sediará a V Assembleia Diocesana de Catequese.

É com muita alegria que nós catequistas estamos aguardando os dias 15 a 17 de fevereiro, onde acontecerá a V assembleia de catequese da nossa Diocese, na paróquia de Cristo Rei em Seringueiras.

A Catequese na Diocese assumiu desde a última assembleia, as diretrizes da nova evangelização, proposto pelo Documento 107 da CNBB que é a Iniciação à Vida Cristã. Que em poucas palavras nos pede uma catequese mais preocupada com a educação na fé, madura e permanente, do que uma catequese voltada apenas para “dar” Sacramentos.

Nossa meta é AVALIAR, PLANEJAR E AGIR os passos da catequese a partir deste novo Documento, buscando a unidade pastoral e a formação dos catequistas. Para tanto, teremos como assessor, o padre Abimar Oliveira de Moraes Doutor em Teologia pela Università Pontificia Salesiana de Roma – Itália; Professor do Departamento de Teologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro que dentre tantas outras qualificações, é autor de diversas obras e assessor das formações sobre Iniciação à Vida Cristã pelo país afora. Estamos também entusiasmados porque estaremos aprovando nosso primeiro PLANO PASTORAL DIOCESANO.

Estimamos 80 participantes, entre leigos e religiosas, padres e diáconos, sob a coordenação do nosso bispo, Dom Benedito Araújo. Será uma grande assembleia, decisões importantes que terão reflexos diretamente na catequese das comunidades. Bons ventos nos trazem a Semana Brasileira de Catequese que também será partilhado.

Toda a Igreja volta seu olhar para a Catequese porque os cristãos de amanhã passam pela formação e educação da fé a que nós é confiado, ou seja, nas nossas mãos de catequistas. Podemos afirmar que hoje somos a maior expressão do laicato dentro da Igreja, no serviço e vocação de CATEQUISTA. Estimamos em nossa diocese 944 catequistas. Por isso a importância e a relevância desta assembleia. Por isso nosso entusiasmo. Nossa alegria de reencontrar, de partilhar e planejar a catequese na nossa Diocese.

Aos catequistas e agentes que estarão presente, grande abraço e a gente se vê lá. Pedimos a todos orações pela nossa caminhada.

Maria Cristina

Coordenadora Diocesana da Catequese