Ordenação Presbiteral - Reginaldo Alves

A Diocese de Guajará-Mirim  teve a alegria de celebrar no dia 23 de Setembro de 2018 a Ordenação Presbiteral  do até então  Diácono Reginaldo Alves, na sua paróquia de origem São Francisco de Assis em São Francisco do Guaporé/RO.

Os preparativos para o Ordenação Presbiteral  já vinham ocorrendo desde a Ordenação Diaconal no dia 18 de março de 2018, em Guajará Mirim/RO na Catedral e paróquia Nossa Senhora do Seringueiro; quando Dom Benedito Araújo anunciou ao final da missa que o Diácono Reginaldo Alves iria continuar na Paróquia São Francisco de Assis até a sua ordenação presbiteral, devido ao acontecimento de um acidente doméstico do Padre Anilson Domingos o atual Pároco da Paróquia de São Francisco do Guaporé .

A Preparação para missa iniciou-se dia 22 de setembro com a ornamentação da igreja e  a paramentação do material necessário, para o ritual da Ordenação coordenado pelo cerimonialista na pessoa do Pe. Claudemir Ricardo, tendo como ajuda os seminaristas diocesanos. Além da igreja também foi ornamentado o salão  paroquial  com 220 jogos de mesa  podendo assim comportar 880 pessoas sentadas. Nesse dia a paróquia acolheu todos os que vinham de outras cidades nas casas dos paroquianos que se prontificaram a receber  visitas no seio da própria família, entre padres, diáconos, seminaristas,  irmãs, leigos e leigas.

Chegado o grande dia, domingo de manhã; Bispo, padres, diáconos, seminaristas e toda a equipe litúrgica se paramentaram na casa paroquial, em seguida organizado pela Ir. Luciana e demais ajudantes fizeram um corredor humano entre a casa paroquial e a porta da matriz, assim acolhendo mais uma vez o Bispo, presbíteros, diáconos e toda  a equipe litúrgica. iniciava assim a missa de Ordenação Presbiteral de Reginaldo Alves.

Padre Reginaldo Alves

A missa como um todo foi maravilhosa, presidida pelo Bispo Diocesano Dom Benedito Araújo tendo como concelebrantes todos os padres diocesanos, um padre convidado e três diáconos.

Essa foi a primeira missa de ordenação presbiteral assistida na paróquia, que se fez presente  em peso,  a Igreja estava lotada e não havia espaço aberto nem no corredor central.

Salão Paroquial, onde o almoço foi servido.

Após a missa foram todos convidados para um grande almoço que por sinal estava delicioso, muito bem organizado os pontos de distribuição para o almoço. Um pouco depois do almoço foi feito o sorteio da rifa de um carro ford ka seminovo que pertencia a paróquia. Dom Benedito foi convocado para fazer o sorteio que rapidamente se prontificou, o contemplado foi o paroquiano o Srº  Cadu, que por intermédio de Dom Benedito, Deus o abençoou com um carro na hora certa, pois já estava em Barretos/SP fazendo um tratamento contra o câncer.

Nesse mesmo dia  foram todos convidados a assistirem a primeira missa do Padre Reginaldo em sua comunidade de origem, Sagrado Coração de Jesus, localizada na linha 06 km 16, no horário das 19:00. A missa foi muito bem celebrada e assistida por todos numa quadra poliesportiva ao lado da Igreja, devido a quantidade de pessoas presentes. A família do Neo-Sacerdote se fez na sua maioria presente, os que não puderam ir mandaram mensagens em vídeo. Ao final da missa a família preparou um momento de mensagens e testemunhos em homenagem ao novo padre da família. E logo após um delicioso jantar foi servido.

Primeira Missa na Comunidade Sagrado Coração de Jesus

Após toda essa correria entrei em contato com o Padre Reginaldo e pedi a ele que falasse em poucas palavras sobre sua ordenação. Confira aqui na íntegra:

“Daí graças ao Senhor porque Ele é bom eterna é a sua misericórdia!

Na infinita misericórdia de Deus olhou pra mim, me chamou e pelo ministério confiado a Igreja me consagrou presbítero. A ordenação presbiteral é para mim uma ação de graças de Deus em minha vida, um ministério que é serviço ao povo na caridade pastoral e na fidelidade de vida. Eterna seja a misericórdia de Deus no ministério presbiteral a qual a Igreja me confiou.”

(Pe. Reginaldo Alves)

  Escrito por Adriel Montessi