Rádio Educadora

A Rádio Educadora foi inaugurada em 18 de novembro de 1964. Na época foi um fato inédito em Rondônia. Pois era a 2ª rádio que surgia em todo o estado. A primeira foi a Rádio Caiari da Arquidiocese de Porto Velho.

Quais são os fundadores desta emissora? Primeiro, um sacerdote médico, Padre alemão Ferdinando Alexandre Bendoraitis. Depois Dom Francisco Xavier Rey. Com saudosa memória, primeiro bispo de Guajará-Mirim; Dom Luiz Gomes de Arruda mais conhecido como Dom Roberto, Frei José Vieira de Lima, do Mato Grosso e Frei Luís dos Reis Pacheco. Estes foram os fundadores e diretores da rádio. Não podemos deixar de mencionar o nosso saudoso bispo Dom Geraldo Verdier, que foi um batalhador incansável para que a rádio educadora continuasse crescendo firme e forte. Quando ele assumiu a prelazia em 08 de dezembro de 1978, já tinham saído de Guajará-Mirim o Pe. José Vieira de Lima e o Pe. Luiz dos Reis Pacheco. Ele assumiu e administrou bem a rádio durante 3 anos. Depois Dom Geraldo encontrou um padre palotino gaúcho, para dirigir nossa rádio e salvá-la das dificuldades. Era o saudoso Padre Isidoro José Moro que, com raça, coragem, porém, com bastantes dificuldades, assumiu a direção de nossa emissora.

A rádio educadora faz parte de uma rede de mais de 173 emissoras católicas espalhadas por este imenso brasil. Aqui foram formados muitos radialistas. O radialista mais novo a ingressar na grade da emissora foi o jovem Wilson Charles. Aos 13 anos de idade, foi enviado por Padre Bendoraïtis para fazer um curso de rádio e televisão em Manaus. Portanto, ele foi o formador dos locutores e ensinou muita gente da rádio. Hoje, o radialista Wilson Charles goza de sua merecida aposentadoria depois de mais 35 anos de serviço prestado a rádio educadora. E a nível nacional, ele ficou mais conhecido como “Wilson Charles do Brasil”.

Desde o dia 8 de dezembro de 2011, o bispo Dom Benedito Araújo assumiu a responsabilidade da rádio educadora AM 1260, no qual nomeou Alberto Kloster como diretor administrativo. Desde a direção do Padre Isidoro José Moro já existia o projeto de migração para frequência modulada ‘FM’ na qual foram feitas várias tentativas junto ao ministério das comunicações, porém, sem sucesso.

Houve um grande avanço com o senhor Alberto Kloster, porém o mesmo foi transferido para a cidade de Cerejeiras, assumindo assim a direção da rádio em seu lugar o Diácono Permanente Francisco Alves dando continuidade ás várias tratativas junto ao Ministério das Comunicações.

Finalmente em março de 2018 foi enviado para nossa emissora o tão sonhado boleto de migração de ‘AM’ para ‘FM’ com a frequência 88.7.

No dia 04 de abril do corrente ano o Revmo. Sr. Padre Willian Lino Orcesi na condição de Vice-Presidente da emissora assinou junto ao Ministério da Ciência e Tecnologia Inovações e Comunicações o termo aditivo ao contrato de concessão celebrado entre a União e a Fundação Dom Rey.

No mês de maio iniciamos a aquisição dos equipamentos necessários para o funcionamento da mesma. E no dia 11 de julho deu-se inicio a montagem da antena e dos transmissores, onde no dia 14 de julho por volta das 20:00 horas nossa tão sonhada frequência modulada em caráter experimental finalmente pode ser sintonizada por nossos rádios ouvintes.

No dia 16 de julho a ANATEL diante do Ato № 5271 nos concedeu a Outorga autorizando o uso de rádio frequência 88.7, sendo publicado o referido ato no D.O. U de 03 de agosto do corrente ano.

Inicio da Celebração de inauguração

Hoje 08 de setembro de 2018, celebramos oficialmente a migração de AM para FM, louvando a Deus e à Nossa Senhora do Seringueiro rogando que nos abençoe cada vez mais pois a messe é grande.

Nossa gratidão aos parceiros/as que contribuíram com a realização deste projeto: À Lettre d’Amazonie, Arquidiocese de Maringá e tantas pessoas de boa vontade.

Que a missão da Rádio Educadora FM 88.7 esteja plenamente a serviço da vida.

 

Diác. Francisco Alves

Diretor Administrativo

 

Follow us: