Retiro do Clero 2018

Guajará Mirim, 09 de julho de 2018

Anualmente acontece o retiro do Clero da Diocese de Guajará; considerando a dinâmica de descentralização das atividades diocesanas nestes últimos anos, o mesmo tem sido realizado em cidades diferentes com objetivo de oferecer melhores condições de vivencia intensa do tempo do retiro e também uma melhor a participação.

Neste ano de 2018, de 02 a 05 de Julho, nosso retiro aconteceu no CAP – Centro Arquidiocesano de Pastoral – da Arquidiocese de Porto Velho, um espaço agradável, acolhedor e central para todos nós.

O Retiro anual do clero é sempre uma oportunidade para que todos os padres religiosos e diocesanos, juntamente com os diáconos permanente possam se encontrar para viver com intensidade um maior momento de oração, marcado pelo silêncio, leitura orante da Palavra d

e Deus, aprofundamento teológico espiritual, revisão de vida e projetos pessoais considerando a vida de oblação e missão em especial numa realidade tão desafiadora como a da nossa Diocese. É também tempo propicio para recuperar as forças, logo o descanso, o relax, o repouso é de suma importância no esquema do retiro.

Neste retiro, Formamos um grupo de 21 participantes, sendo: padres religiosos e diocesanos, diáconos e um irmão. Alguns diáconos não puderam participar por causa dos compromissos profissionais e também tendo em vista o retiro futuro deles com seus familiares.

O pregador do nosso retiro foi Dom Luis Soares Vieira – Arcebispo Emérito de Manaus que de modo muito simples e fraterno aceitou nos ajudar na vivencia deste tempo de graça.

A pedagogia aplicada nestes dias foi de duas meditações por dia, aproveitando das noites para a vivência de momento mariano, adoração e reconciliação.

Nas suas conferencias, deixou claro que seu desejo junto do nosso presbítero, era animar a todos, deixar o desejo de continuar e viver na alegria de entregar a vida nas mãos de Deus como presbíteros e diáconos.

Ele refletiu sobre: 1)Retiro como tempo de descanso, paz e serenidade; 2) O encontro pessoal com Jesus Cristo; 3) Encontrar Jesus a partir do Documento de Aparecida; 4) O Encontro pessoal com Jesus pela oração; 5) O Encontro com Jesus pela Eucaristia; O Encontro com Jesus na medição de Maria.

No final do retiro aproveitamos para festejar os aniversariantes do Mês de Julho, em especial os que completaram bodas de prata: Pe. Jair Donizeth (Claretiano) e Pe. Sebastian Vadakumpadan.

+ Benedito Araújo

Bispo Diocesano de Guajará – Mirim