Aconteceu nos dias 16, 17 e 18 de março deste ano, a IV Assembleia diocesana da catequese, na cidade de Guajará-Mirim, tema: INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ: ITINERÁRIO PARA FORMAR DISCÍPULOS MISSIONÁRIOS, com representantes das 13 paróquias da Diocese: Região Sul: Cabixi, Colorado D’Oeste, Cerejeiras e Corumbiara; Região Centro: São Miguel do Guaporé, Seringueiras, São Francisco, São Domingos e Costa Marques, e região Sede: Guajará-Mirim, Nova Mamoré e Nova Dimensão, ao todo 70 catequistas, diáconos, irmãs religiosas, padres e a presença integral de nosso bispo, Dom Benedito Araújo.

Após explanação da caminhada nos dois últimos anos, pela coordenação diocesana, tivemos as boas vindas de Dom Benedito. Seguindo o cronograma, no dia seguinte, pela manhã, houve o estudo, em tópicos, do documento 107 da CNBB, que veio oficializar à Igreja, um novo paradigma de evangelização: INICIAÇÃO À VIDA CRISTÃ, tendo como ícone o encontro de Jesus com a Samaritana. (Jo 4,5-43). O documento nos orienta a sermos cristãos iniciados e evangelizados e, por fim, sermos verdadeiros discípulos missionários.

Uma caminhada no Brasil que vem acontecendo há mais de dez anos, processo lento e gradual, e agora, oficial, com muitos frutos país afora. Nossa Diocese entrou na roda e acolheu esta BOA NOVA (DOC. 107), e assume este novo paradigma de evangelização. E, a catequese de Guajará-Mirim, também se põe à serviço da IVC. Vêm vindo aí mudanças significativas na catequese, mais ainda com olhar especial à catequese de adultos.

Com a MUDANÇA DE ÉPOCA, num mundo menos cristianizado, onde os valores se tornaram líquido, não cabe mais pensar numa catequese que visa só o sacramento. Já sentimos que, novos tempos, vem nos exigir um novo olhar na metodologia na educação da fé, e os encontros de catequese passarão por mudanças a fim de que siga um ITINERARIO como se deu de Jesus com a Samaritana: 1º PASSO: O ENCONTRO; 2º DIÁLOGO; 3º CONHECER JESUS; 4º REVELAÇÃO; 5º ANÚNCIO e 6º TESTEMINHO, é a Iniciação à vida Cristã, com inspiração no jeito de catequizar das primeiras comunidades. Por isso, com alegria, nossa Diocese de Guajará-Mirim acolhe a boa nova contido no Doc. 107 da CNBB.

No estudo dos tópicos do Doc. 107 da CNBB, contamos com a assessoria da Irmã Sabina, catequista Nilton e padre Edmilson. Houve ainda contribuição da Irmã Fernanda, no painel sobre a Infância Missionária e a proposta de implantação em toda a diocese. As intervenções de Dom Benedito nos orientando e nos guiando neste processo inicial. Por ele foi conduzido o processo de eleição da nova coordenação diocesana, para o triênio 2019.2021, cujos eleitos foram: Ronaldo, de Guajará-Mirim, Maria Cristina, de São Miguel, Sueli, de Cerejeiras, Francisco, de Guajará-Mirim. Contaremos ainda, com novo agente de pastoral, Pe. Willian, de Colorado D’Oeste.

Não nos esquecendo dos catequistas, que também passarão por um processo de formação de adesão ao novo jeito de caminhar, e afirmar sua vocação de SER CATEQUISTA, e, no serviço ao Reino, poder contar com a prioridade e dedicação à catequese. Desafogar dos serviços comunitários para dedicar a formação de ser um bom catequista.

Visando isso, com o olhar para o futuro, a assembleia propôs a coordenação diocesana: FORTALECER CURSOS DE CATEQUESE NAS REGIÕES e REALIZAÇÃO DE FORMAÇÃO COM TODAS AS PASTORAIS, SERVIÇOS E COMUNIDADES/PARÓQUIAS, COM ASSESSORIA DA CNBB.

Ao final, foi realizada uma avaliação da caminhada e do encontro. E na força do partir, alguns seguiram seus caminhos, outros ficaram para a ordenação diaconal de Reginaldo Alves.

A próxima assembleia acontecerá em Seringueiras, nos dias 15 a 17 de fevereiro de 2019. Caminhar, sem pausa. Maria Cristina, coordenadora diocesana de catequese.

Texto de Maria Cristina B. Chavez

Follow us: