Parabéns ao seminarista Josiel.

Parabéns ao seminarista Josiel!
Que Deus o conduza sempre em seu SIM.

Os seminaristas, já na fase final de sua preparação para o sacerdócio recebem os ministérios de Leitor e Acólito antes de serem ordenados diáconos. E hoje 14/11/17, Dom Benedito Araújo da Diocese de Guajará-Mirim-RO instituiu os ministérios do leitorato e acolitato ao seminarista Josiel Santos da Cunha, que está no 3° ano de teologia.
O que são os Ministérios de Leitorato e Acolitato?

São ministérios instituídos – não ordenados – e que remontam a uma antiga tradição da Igreja. São necessários para aqueles que receberão as ordens sagradas, ou seja, o diaconato e presbiterado (sacerdócio).

O leitor é instituído para fazer a leitura da Palavra de Deus na assembléia litúrgica tanto na Missa como nos outros atos sagrados. Incutida no ministério de leitor está a missão de instruir na fé crianças e adultos para receberem dignamente os sacramentos.
O acólito é instituído para ajudar o diácono e o sacerdote. Cuida do altar e auxilia os ministros ordenados nas ações litúrgicas, sobretudo na celebração da missa. Pela instituição, torna-se ministro extraordinário da Sagrada Comunhão e, dessa forma, pode distribuir a hóstia sagrada durante a missa ou levá-la aos enfermos.

Texto: Seminarista Josiel.

Fotos: Seminário São João XXIII - Porto Velho.